arquivo

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

Correntes d’Escrita 2017 by Carlos Monteiro

 

A Póvoa de Varzim é por estes dias a capital da Cultura em Portugal. Terra natal, por razões que não vêm agora ao caso, do grande Eça de Queiroz.
  Amante de livros e com disponibilidade para estar presente, decidi fazer a viagem, que valeu de facto a pena, porque tive a oportunidade de estar perto e de ter convivido com alguns nomes sonantes da literatura lusófona. Particularmente gostava de ter o último livro do Manuel Rui e a revista das Correntes, este ano com um artigo dedicado especialmente a Eugénio Lisboa.


 Levei comigo um livro, que comprei em Luanda há 40 anos, e que tem estado à espera duma oportunidade para o Manuel Rui o autografar. Aconteceu agora (1977-2017).






Em menos de 24 horas, tive a oportunidade de estar perto de várias personalidades, entre outras, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, Eugénio Lisboa, Mário Rui Monteiro (na dedicatória do livro que acabou de lançar tratou-me como seu conterrâneo, pelo que julgo ter recuperado metade da nacionalidade da minha Pátria, Consciente que ainda terei que percorrer um longo caminho para recuperar a outra metade) e Ondjaki.

 
Tive ainda a oportunidade de conversar um pouco com o meu conterrâneo, poeta e ensaísta Lopito Feijó, que é de uma simpatia extrema (fotografia abaixo).


 O ambiente informal e descontraído das Correntes D’escrita é de tal modo contagiante que até o Manuel Rui, riu como eu nunca tinha visto antes. As fotografias valem por mil palavras. Ainda me concedeu a honra de aceitar a oferta que lhe fiz do Angola Ixi Ietu.

  Na última fotografia estou ao lado do Karipande, que foi meu colega em Coimbra, e que tem uma memória prodigiosa, fazendo-me recordar acontecimentos deliciosos daqueles tempos do antigamente da vida, entre os quais destaco o do João Ferreira do Negage, de quem o meu avô emprestado foi empregado.
 


Fica a promessa e a vontade de voltar à Póvoa de Varzim, nas Correntes do próximo ano.
  Os acontecimentos que mais me marcaram podem ser vistos no filme que fiz e que coloquei no Youtube, que pode ser visto no endereço.
     
    https://youtu.be/O14xGvPjQv4                                      
                                 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.